quarta-feira, 3 de março de 2010

Projetos

Tema: Literatura infantil – Os Contos de Fadas e as Fábulas

Proposta pode ser trabalhada na prática pedagógica no dia-a-dia escolar, incluindo nos sub temas dos projetos bimestrais

Duração: Abril e Maio
Clientela: Alunos da Educação Infantil

Justificativa:

Os contos de fadas e as fábulas são textos que fazem parte do patrimônio cultural da humanidade. Além do valor histórico, abordam problemas universais e do cotidiano das crianças. Em geral, essas histórias são conhecidas pelas crianças desde muito pequenas, pois são contadas por seus familiares. Por possuir um caráter lúdico, fascinam as crianças.
“Ter acesso à boa leitura é dispor de uma informação cultural que alimenta a imaginação e desperta o prazer pela leitura. A intenção de fazer que o professor, como leitor, preocupe-se em lê-la com interesse, criando um ambiente agradável e comunicativo à escuta atenta, mobilizando a expectativa das crianças, permitindo que elas olhem o texto e as ilustrações enquanto a história é lida”. (referencial Curricular nacional para Educação Infantil – Vol-3).

Objetivos:

Ø Contar e recontar histórias observando a sequência lógica;
Ø Desenvolver a linguagem oral e escrita explorando a riqueza dos contos de fadas e das fábulas;
Ø Exercitar a fantasia e a imaginação através da leitura de histórias;
Ø Compreender as mensagens que as fábulas transmitem;
Ø Produzir textos coletivos e individuais;
Ø Estimular o hábito por ouvir histórias;
Ø Despertar o prazer em ouvir histórias;
Ø Conscientizar a importância e a preservação dos livros;
Ø Desenvolver a criatividade;
Ø Descrever pessoas, animais, etc...;
Ø Identificar os personagens;
Ø Dramatizar.

Sugestões:

* Contos:

- Pinóquio
- Os três Porquinhos
- Cinderela
- Branca de Neve
- João e Maria

* Fábulas:

- O galo e a raposa
- O leão e o ratinho
- A tartaruga e a lebre
- A formiga e a pomba

Proposta de exploração do texto oralmente e fazer o registro escrito:

Ex: Pinóquio

- O que Gepeto fez para pinóqui ficriatividade e capacidade para trbalar mais educado?
- Por que o nariz de Pinóquio crescia?
- Você já mentiu alguma vez?
- Devemos mentir para os outros? Por quê?
- Você gostou do final da história? Por quê?

Desenhar como seria o seu boneco de madeira.
Nossas atitudes: para fazer com que Pinóquio fosse um bom menino, Gepeto mandou-o para a escola e também ensinou-lhe que não é bom mentir. O que mais você precisa fazer para ser uma criança educada?
Converse com seus amigos e professor e faça uma lista (registro pelo professor ou pelos próprios alunos).

Confecção de livros pelos próprios alunos.

Professor acreditamos em sua criatividade e capacidade para trabalhar e explorar os contos e as fábulas e outras diversidades de textos com os alunos, adaptando as atividades de acordo com as habilidades e ritmos da turma.

Cada professor organizará suas atividades de acordo com o livro infantil escolhido.

Coordenação pedagógica: Vitória dos Santos e Márcia Salles

Projeto do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba

Tema: Nossas Belezas Naturais


* De 26 à 30/4 - Exposição de trabalhos feitos pelos alunos da escola, incluindo a visita da equipe da Divisão de Educação Ambiental.

Proposta de trabalho: Meio Ambiente

* Conhecer a Fauna e Flora através de fotos/DVD-leitura e interpretação;

* Conscientização sobre a preservação do meio ambiente para uma melhor qualidade de vida;

* Os lugares e suas paisagens, possibilitando a organização de um passeio ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.


Atividades desenvolvidas

* Trabalho com artes, tais como: dobradura, recorte e colagem, pesquisa (jornais, revistas, panfletos), produção de texto.

Regina Celi abre visitação do Leia Brasil em Quissamã

No dia 09 de março a unidade escolar contou com a visita do Caminhão Leia Brasil pela primeira vez no município este ano, com a participação dos profissionais e alunos da Educação Infantil. Vale a pena ressaltar que os alunos da Educação Inclusiva participaram, cada um com suas limitações e habilidades. A equipe recebeu com muita satisfação a presença dos alunos e profissionais da Escola Municipal Sementes do Futuro, promovendo a parceria entre as escolas. Segundo a professora de sala de leitura da escola, Benícia Pessanha, todos os os envolvidos acompanharam os vôos da imaginação das crianças, suas alegrias, curiosidades e o despertar do prazer pela leitura. "Consideramos que a organização e motivação são fatores fundamentais para o sucesso da nossa ação pedagógica cotidiana", explicou a professora.

Atividade lúdica no pátio da escola

Leitura no caminhão Alunos da Escola Sementes do Futuro
Momento de escolha dos livros
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário